As poupanças dos portugueses




A taxa de poupança das famílias portuguesas voltou a aproximar-se de mínimos históricos. Os agregados familiares poupam menos de um em cada vinte euros que recebem.
Nos primeiros três meses de 2016, a taxa de poupança atingiu o valor mais baixo desde 1995, ano em que o INE começou a compilar estes dados: 4,1%. Depois desse mínimo histórico, iniciou-se uma recuperação, que foi agora interrompida nos últimos três meses do ano passado, com uma diminuição de 0,2 pontos percentuais da poupança. 

Em relação a esta matéria só a rir é que nos entendemos, porque falar em poupança claro que dá vontade de rir para não nos pormos a chorar.
Com que então poupanças? Então será que a maioria dos tugas deste país nos dias que correm pensam em poupanças? Até pensam, mas do pensar à realidade de poupar vai um distância muito grande, um tuga ou tugas que neste país de sonhos auferem os salários miseráveis e adquirem os produtos a preços de luxo e de para ricos, quando lhes falam em poupar o que será que essa maioria de pobres explorados e mal remunerados podem pensar, talvez o primeiro pensamento lhes ocorra logo em chamar-lhes uma mão cheia de nomes, de filhos da mãe para cima, e quererem gozar ainda mais do que o que gozam com a miséria, no entanto há quem receba mais de 5,5 mil euros por dia neste país que tem dos salários mais baixos desta Europa considerada rica, por ser rica e nela os tugas estarem inseridos acham que podem poupar, mas será que alguém não pode poupar, talvez alguns sim, e de verdade até poupam, só que essa poupanças vão para os bons carros adquiridos a crédito, e aí como muito ou pouco sacrifício a poupança vai-se fazendo, mas a conta de poupança vai à medida do tempo sendo cada vez menor, ou talvez nula.
Os produtos alimentares neste país são em relação aos países que auferem 4 a 5 vezes mais que nós muito mais caros, a saúde e seus complementos idem, consultas médicas muito mais caras, rendas de casa talvez sejam um pouca mais baratas, valha-nos isso, as energias e os seus monopólios que pagam os tais 5,5 mil euros por podia são a preços de monopólios, as águas indispensáveis à nossa vida são como que artigos de luxo, as telecomunicações são outros tabus onde os preços são de luxo pagos a empresas que cobram preços a seu belo prazer e por isso estão a ser investigadas por subirem os preços sem avisarem os clientes, e ainda nos falam em poupanças, acabo como comecei, rir para não chorar quando me falam em poupanças, só se for de miséria.

Comentários