Sem os media, Google e Facebook eram Páginas Amarelas com gatinhos a tocar piano.
Francisco Pedro Balsemão atacou as duas
empresas distribuidoras de conteúdos por absorverem a maior parte das
receitas publicitárias, reclamando "transparência fiscal" e o pagamento
dos direitos de autor.
Francisco Pedro Balsemão contestou esta quinta-feira, 23 de Março, a
dicotomia entre os media ditos tradicionais, que são vistos como os
dinossauros – "algo do passado e que vai acabar" – e os chamados novos
media, que descreveu como "os cãezinhos fofinhos da Scotex". E aponta
essa distinção como "um erro porque os media têm estado na linha da
frente das alterações tecnológicas ou na adaptação dos seus conteúdos"
ao novo paradigma.
A mensagem do CEO do grupo Impresa tinha um destinatário que estava
sentado mesmo ao seu lado durante um debate realizado na Exponor: o
"country manager" da Google Portugal. É que, mesmo que não revelem o
valor das receitas publicitárias por país, as estimativas dos grupos de
media apontam que tanto esta plataforma como o Facebook ficam com 60% a 75% do bolo total das receitas da publicidade digital, que em 2016 superaram o segmento de imprensa.
Se não fossem os media a Google e o Facebook eram Páginas amarelas, diz o Ceu da Impresa, talvez, só não diz é onde, em Portugal? É possível, e se não fosse a Google o Facebook e outros o que seria o mundo hoje? Teria-mos que aturar os media à medida da vontade dos seus interesses, como era no passado, ler-mos os jornais em papel 24 horas depois dos acontecimentos, lermos de acordo com os interesses da cor política de cada um etc.
Comparar uma Google ou até mesmo um Facebook é querer chegar a onde não pode, e porque não todos os que discordam destas plataformas não começarem eles criar e desenvolver plataformas semelhantes em vez de as criticarem porque comem o maior bolo da exploração do conteúdo publicitário?
Graças a Deus que estes conteúdos de hoje através da internet existem, porque em Portugal não existe ninguém que disponha em conteúdo aberto seja o que for, não existe um sotware free, os conteúdos dos nossos media fecham-se, chateiam-nos porque utilizamos um Ad Blocker quando abrimos os sites dos jornais a eles pertencente, como se fossem pedintes a pedir desliguem o vosso Ad Blocker, os nossos jornais vivem da publicidade, sem ela não seria possível sobreviver-mos, etc, só que os sites portugueses são tão maus a abrir que se não fossem os Ad Blocker a abertura desses mesmos sites demoraria um tempo infernal, ao contrários dos homólogos estrangeiros abrem num abrir e fechar de olhos, e não chateiam por usar-mos os Ad Blocker,s.
Mais ainda, e porque não fazerem os mesmo que os nossos amigos americanos fazem? Estão sempre à espera que algo de novo apareça, por exemplo criar-mos uma Google ou um Facebbok, já que eles ganham tanto dinheiro, seria uma boa forma de combater a concorrência que nos mostra o mundo a custo zero.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.