Sabedoria


Há dias e não muitos, ouvi da boca de um sabedor o seguinte, o medo só existe quando temos sabedoria, e ao ouvir isto pensei, não é verdade que já há muito eu vinha tendo esta opinião.
Dizia o sabedor assim, quanto mais velhos vamos sendo mais sabedores somos, e ao mesmo tempo mais medo também, perguntava do outro lado entrevistador, e porquê? respondia o sabedor, sabe, vou-lhe dar um exemplo, você só tem medo de uma coisa qualquer quando conhece a mesma, se a desconhecer você é alheio ao medo.
Dou-lhe outro exemplo, quando somos crianças fazemos coisas que se fossem hoje não as fazia-mos, e aí está a razão de sabedoria, hoje sabemos que fazer algo é perigoso, mas se estar-mos alheios a ela o medo também é alheio.
Dou-lhe outro exemplo, você se se visse próximo de uma fera e soubesse que ela o ia atacar você morria de medo, não é? responde o entrevistador, claro, nem quer pensar, ora aí está a sabedoria, você sabia que estava presente de uma fera, mas agora, você está aí sentado e feliz a conversar comigo, e supomos que aparecia a tal fera atrás de si e você não sabia, você tinha medo?, responde entrevistador, pois eu não sabia, não podia ter medo, cá está, quanto mais sabemos mais medo temos, o que quer dizer que à medida que vamos envelhecendo, mais vamos sabendo e ao mesmo tempo mais medo vamos tendo também, o que em parte é muito bom para não se voltar a fazer as tais asneiras que se faziam quando não tinha-mos sabedoria.

Comentários