Com o tempo se verá


É utilizador de bicicleta? Veja o que mudou no Código da Estrada Acaba com a discriminação dos velocípedes na regra geral da cedência de passagem: tem prioridade quem se apresenta pela direita num cruzamento não sinalizado, seja um veículo a motor ou um velocípede;
Fim da obrigatoriedade de circular o mais à direita possível. Pode reservar uma distância de segurança face à berma;
Obriga o condutor a assegurar uma distância mínima lateral de 1,5 m relativamente ao ciclista e a abrandar a velocidade durante a sua ultrapassagem;
Elimina a obrigatoriedade de os velocípedes circularem nas ciclovias, permitindo ao utilizador da bicicleta optar por circular juntamente com o restante trânsito, quando não considere a alternativa em ciclovia vantajosa em termos de segurança, conforto ou competitividade;
Introduz a permissão de dois velocípedes circularem lado a lado numa via;
 
::Com o tempo se verá se estas novas leis referentes aos velocípedes trazem algo de bom no sentido de haver mais ou menos acidentes.
É um facto que sempre houve por parte dos automobilistas um certo desrespeito por este tipo de transporte, mas também é bem verdade que muitos dos utilizadores das bicilcletas não têm o mínimo de noção de como se deve circular na estrada ou rua, creio eu que muitos dos utilizadores dos velocípedes nem ao menos sabem pedalar, mas isso é lá com eles, agora e uma vez chegada a lei que lhes dá os mesmos direitos, também deveriam estar sujeitos ao código da estrada e a um exame de aptidão para a utilização da tal pasteleira, para os utilizadores que por exemplo possuem a carta de condução de veículos automóvel não fará nenhum sentido, mas para aqueles que nunca passaram por uma experiência de exame de como circular na estrada, esses sim, temos o exemplo de crianças que sendo assim poderão circular na via publica, e, aí disputar dos mesmos direitos que um veículo automóvel, o que não faz sentido nenhum.
Espero que não se deslumbre a ideia da competição entre a simples pedaleira e máquina que pesa a tal tonelada ou muito mais, e assim virem a surgir acidentes que até aqui não existiam, mas quem legisla lá sabe, bem ou mal lá o faz.
Deixe aqui uma questão: não será isto uma forma de recompensa para tapar falta de vias para bicicletas? um tabu que sempre houve em Portugal e que nunca se resolveu por desprezo para com aqueles que necessitavam deste tipo de transporte.

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