O responsável pela Europa do gigante anglo-neerlandês do agro-alimentar
Unilever disse numa entrevista publicada nesta segunda-feira que vê “a
pobreza regressar” ao continente, e por isso vai adaptar a sua
estratégia.
“A pobreza regressa à Europa”, disse Jan Zijderveld ao diário Financial Times Deutschland,
acrescentando: “Se um espanhol não gasta em média mais de 17 euros
quando faz as suas compras, não vou propor-lhe um pacote de detergente
que custa metade do seu orçamento.”
Zijderveld disse ir agora
inspirar-se nos métodos utilizados pela Unilever nos países asiáticos em
desenvolvimento para abordar o mercado europeu, vendendo produtos mais
baratos embalados em porções mais pequenas.
“Na Indonésia,
vendemos amostras individuais de champô por dois a três cêntimos cada e
mesmo assim ganhamos dinheiro”, disse este responsável de um grupo que
abrange marcas de grande distribuição muito conhecidas também em
Portugal, como a Dove (produtos de higiene pessoal), a Olá (gelados) ou a
Knorr (especiarias).
O Financial Times Deutschland relata
que a Unilever começou, por exemplo, a vender em Espanha pequenas
embalagens de detergente que apenas permitem fazer cinco máquinas de
roupa.
“Os mercados na Europa são um pouco os Jogos Olímpicos da
distribuição: os mais difíceis! Quem triunfa aqui, dá-se bem em todo o
lado”, disse ainda Jan Zijderveld.
A Unilever tem em Portugal uma
parceria com a Jerónimo Martins desde 1949, que actualmente se
materializa na Unilever Jerónimo Martins, comercializando marcas como a
Becel, Maizena, Skip ou Cif.
Fonte: PUBLICO.PT
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