Pedir ao António para resolver? Os assuntos dos bancos sim!


Em comunicado, a Ordem dos Médicos subscreve as reivindicações dos sindicatos e lamenta a degradação das condições de trabalho.
O Bastonário da Ordem dos Médicos não sabe se ainda há tempo para desconvocar a greve dos médicos mas acredita que o primeiro-ministro tem capacidade para ajudar. Por isso, junta-se ao apelo feito pelos sindicatos para uma intervenção política de António Costa no conflito que os opõe ao ministro da Saúde.
Miguel Guimarães sabe que o orçamento é apertado mas considera que o primeiro-ministro tem poderes para desbloquear a situação.

Estamos numa fase da saúde em Portugal que não se sabe se amanhã temos um médico para que se for o caso de precisar-mos de um médico o vamos ter.
Desde a então crise económica que a saúde tem sido o patinho feio da sociedade portuguesa, médicos quase não os há, enfermeiros idem, os hospitais funcionam em câmara lenta, consultas de especialidades é como jogar no totoloto, pode sair ou não, por regra não sai, as condições hospitalares assustam, falta de material, falta de pessoal, resumindo estamos pior que há 50 anos, só o que nos resta e não nos faz estar-mos pior são as actuaís tecnologias que sempre tampam uns buracos.
Agora vamos lá saber o porquê de tudo isto, dizem os Antónios, os Coelhos e outros que os orçamentos são fracos e a economia não ajuda, há que haver restrições e por isso não se pode admitir mais médicos, mais enfermeiros etc, etc.
Mas há uma coisinha muito engraçada, a crise não existe para alimentar a banca privada, este mesmo Estado que tem retirado um grande bocado da assistência médica aos portugueses é o mesmo Estado que contribuiu com muitos mil milhões de euros para salvar os bancos dos senhores muito ricos que levaram esses bancos à falência, e com que dinheiro? Com o dinheiro deste mesmo povo que quase não direito à saúde, engraçado, não é?
O Bastonário da ordem dos médicos diz que o orçamento é apertado mas considera que o primeiro-ministro tem poderes para desbloquear a situação. Será que tem esse poder? Se fosse para desbloquear os problemas da banca e similares nunca faltaria dinheiro, como a saúde é para dar aos pobres e vulneráveis deste país façam o favor de esperar, é vive-se em democracia, façam o favor de não nos penalizarem mais, meus caros socialistas e sociais democratas, esse socialismo e essa social democracia já faz muitos anos que eu a enterrei, e confiar em vocês é confiar no diabo, tenho-os como pessoas insencíveis às questões da saúde, porque quanto a mim é das coisas mais importantes que um Estado deve dar aos seu cidadãos, para vocês não!

Comentários