Um país que é Portugal e as suas disparidades salariais



Portugal é país da UE com a maior disparidade entre salários mais altos Portugal tem o maior rácio de disparidade entre o salário médio e os mais altos, o que significa que 10% dos salários mais altos são 2,8 vezes superiores ao salário médio.
Os salários mais altos em Portugal eram, em 2014, pagos nos setores das atividades financeiras e de seguros, seguindo-se o da produção e distribuição de eletricidade e gás e o da informação e comunicação. O setor que paga pior, em quase toda a União Europeia, são o dos serviços da hotelaria e restauração.  

Então vamos lá a isto: Qual salário médio? O da função pública é 1500 euros por mês e o no sector privado é 750 euros! Ok, e o salário mínimo? Não digo porque tenho vergonha, e tenho vergonha de ser de um país europeu e da UE onde se ganha tão bem, lá estou eu com a minha má língua, já dizia o António que cada país tem o que merece, não era bem assim mas é quase.
E qual é o salário alto? Alguém sabe? Diz-se por aí tanta coisa a esse respeito, que eu até me arrepio, mas fico satisfeito, sinto-me feliz, só que envergonhado e triste por não ter nascido noutro país onde as disparidades quase não existem. Tenho vergonha, continuo dizendo, sinto-me triste, mais não digo. Acabe pensando assim, afinal é isto a democracia e os direitos que tantos trafulhas apregoam por aí? Se é isto, levem-na para vocês porque eu não a quero e nem gosto dela.

Comentários