Promessas

 Os restos mortais de 36 fuzileiros norte-americanos foram encontrados numa ilha remota do Pacífico mortos durante uma batalha da II Guerra Mundial.
 Morreram há mais de 70 anos mas só agora a equipa de resgate encontrou as ossadas. Os homens foram encontrados durante uma escavação na ilha Betio, em Kiribati.
Tinham a expectativa de que, se morressem na frente de batalha, a defender o seu país, seriam enviados para casa... Essa foi uma promessa feita há 70 anos.
 Segundo Noah, os restos mortais vão ser repatriados este mês e identificados através dos registos dentários e comparação do ADN com familiares vivos.

 « Promessas e apenas promessas, mas a onde eu já ouvi isto? Já sei, ouvi muitas promessas parecidas com esta, eu  e cerca de um milhão de portugueses que combateram na tão famosa guerra colonial portuguesa.
 Mas o resultado qual foi? Foi o abandono de muitos portugueses que pelas terras longínquas de África combateram até à exaustão e lá ficaram em cemitérios dessa mesmas terras como se de o nosso gatinho ou o nosso cãozinho doméstico se tratassem, e passados 41 anos do fim daquela guerra estúpida esses mesmos heróis continuam por lá abandonados e esquecidos, mas as promessas eram muitas, o deste Estado português na altura, é o mesmo Estado português que hoje continua fazendo promessas, e o mesmo Estado onde vivem os hoje alguns filhos desses que por lá fiaram abandonados.
Mas isto vem a propósito desta notícia que noticia o encontro de 36 corpos de fuzileiros norte-americanos  mortos numa ilha remota do Pacífico durante a II Guerra Mundial, e face a isto deixe esta crítica ao Estado português que esqueceu os seus filhos em terras de África, onde já era tempo de cumprir com o que nos prometeu, ao menos que fossem buscar os que por lá ficaram como se de cãezinhos e gatinhos domésticos se tratassem.
Obrigados aos do antes e aos do presente, isto em nome dos que combateram com promessas que nunca foram cumpridas. »

Comentários