Uma lei que é um crime

Ajudar os sem-abrigo vai dar pena de prisão Noruega prepara-se para aprovar uma lei que proíbe a mendicidade em todo o país e pune, com penas até um ano de cadeia, quem ajudar os sem-abrigo.
Grande parte dos noruegueses tem expressado a sua revolta contra a nova lei nas redes sociais. As críticas têm subido de tom nos últimos dias, após ser conhecida a intenção de punir também os que auxiliam os sem-abrigo. E ainda que a regra não se aplique aos donativos em épocas festivas, a ação das igrejas e das organizações de solidariedade poderá ficar comprometida caso a medida entre em vigor ainda este ano, como está previsto, já que o período de consulta termina no próximo dia 15 de fevereiro.

Não me passa pela cabeça que num país onde se intitula de ser um país de grande defesa dos direitos sociais e humanos queira agora aprovar esta lei, uma lei que é um crime.
Diz a mesma, que quem ajudar um mendigo, penso eu que dar um prato se sopa a quem tem fome já é ajudar, pode ser punido com pena de prisão até um ano, imaginem só.
Isto é na Noruega, e pergunto, então com essa lei e sem ajuda como vão viver os pobres que a sua ultima resolução para avida é mendigar? Por essa ordem de ideias o Estado Norueguês vai deixa-los morrer.
Bem, existem sempre pessoas menos sensíveis e desumanas, nos países desenvolvidos e nos não desenvolvidos, mas esta é que eu nunca esperava .
Será que o governo Norueguês vai domiciliar alojamento, alimentação e outras necessidades básicas aos seus mendigos? Se assim for concorde com alei! Mas a notícia não menciona nada disso.
Espero que esta loucura não seja aprovada, porque senão só tenho um adjetivo, que é, considera-la como um crime à humanidade.

Comentários