Estão mas é todos falidos

Banca de volta aos lucros? Saiba se deve investir Os administradores dos principais bancos que já apresentaram os resultados de 2014 estão a passar uma mensagem de maior confiança em relação a 2015, um ano que poderá marcar o regresso aos lucros em instituições como o Banco Comercial Português (BCP) e o Banco BPI.
O BCP teve prejuízos de quase 850 milhões de euros em 2011 e de 1.219 milhões em 2012, o ano que foi, para a instituição agora liderada por Nuno Amado, o pior no que a perdas diz respeito. Esse foi, também, o ano em que o BCP acordou com o Estado português e com as autoridades da concorrência europeias uma injeção de capital na forma de obrigações convertíveis subscritas pelo Estado e cujo juro – de cerca de 8%, crescente – tem pesado, desde então, nas contas do banco.


Há assuntos que me fazem muita confusão, e esta dos bancos é uma delas, quando penso e digo que estão mas é todos falidos, penso que esta é verdade, e porquê? 1º - apresentam grandes lucros, 2º - depois apresentam grandes prejuízos, 3º - se os depositantes lá forem para levantar os seus dinheiritos todos ao mesmo tempo não têm para lhes devolver.
Os bancos volta e meia se valem do Estado e de outras autoridades para fazerem injeções de capital, então afinal que empresas são estas? Se uma outra qualquer empresa da economia tivesse estas mordomias estou convencido que não havia tantas falências como as que há.
Continuo pensando que estes senhores banqueiros são uns protegidos, resta-me e apenas a minha pobreza económica, se fosse possuidor de capital, acho eu, penso que bem, não dormia descansado com o meu dinheirinho entregue a falidos.
Os bancos são empresas com fins lucrativos, quando fazem  negócios ganham muito dinheiro, mas com uma economia na miséria desde há anos para cá, acho eu que os prejuízos tê sido muitos, e acho também que foram os grandes culpados desta crise, acho eu............, emprestavam dinheiro a tudo e a todos, mas pediam-no lá fora................, agora que a crise chegou..............., pedem-no a quem?
Deveriam pedi-lo aos construtores civis, que foram para esses que eles colaboraram durante mais de três décadas, comprem casas e façam casas que o banco empresta, e as outras empresas a vê-los passar. Fico por aqui!

Comentários