Dezoito horas? Seremos uma peça de artesanato?

Utentes das urgências do hospital de Évora esperaram, entre sexta-feira e hoje, mais de 18 horas para serem atendidos, disseram à agência Lusa fontes da unidade de saúde, apontando como um dos motivos a falta de médicos.
De acordo com as mesmas fontes, as equipas médicas das urgências estiverem desfalcadas na sexta-feira, o que levou a um aumento do tempo de espera dos utentes, tendo alguns, que entraram nas urgências na sexta-feira à tarde, sido atendidos hoje de manhã. 

Esperar dezoito horas por uma consulta de saúde, isto é num país que se chama Portugal, que pertence à UE, que está na Europa e que diz ter um muito bom Sistema Nacional de Saúde.
Dezoito horas, até parece uma fila de espera para um jogo de futebol ou concerto de Rock.
Dizem as fontes que as equipas médicas das urgências estiveram desfalcadas, desfalcadas porquê? Então a saúde numa população não é um assunto prioritário? Ou é um assunto de luxo que pode esperar para depois das festas? Os senhores doutores são médicos, foi com que dinheiro? Não foi com o dinheiro do erário público? Quem escolhe uma profissão não sabe os prós e os contras? As escolas que lhes deram os cursos para que eles possam ganhar os chorudos ordenados não são do Estado e financiadas pelo dinheiro de todos nós? Não brinquem com a saúde de um povo, isto é o desprezo que um Estado mostra em relação à sua da população e nada mais, a saúde não é uma peça que possa esperar para ser reparada, um ser humano é muito mais que isso, não brinquem connosco.

Comentários