Um pais onde parece que a vida não tem valor

Um homem morreu nas urgências do Hospital de S. José enquanto esperava para ser assistido. 
O homem foi encontrado morto pelo filho numa maca com a ficha de entrada no hospital em branco. Terá estado seis horas à espera para ser atendido.

 (Já não sei se é melhor a ida ao hospital ou se é melhor morrer-mos com dignidade em nossas casas.
Este senhor idoso, repito idoso, de 83 anos ficou seis horas sem assistência, dizem os trabalhadores deste hospital que não têm soluções para dar resposta, boa esta resposta, a culpa é deles? Não sei, só sei que eles é que lá estão e não mais ninguém, a culpa é de quem gere, isso é com toda a certeza, mas quem não se lembra da ida a um centro de saúde ou a um hospital público e de ver como funcionam as coisas? Há alguém? Só se quem nasceu omtem, mas quem nasceu já há algumas longas décadas já tem muitas para contar.
Em Portugal, dizem por aí algumas alimarias, que temos um bom serviço de saúde, dizem, mas esses não vão lá, vão ao privado, alimarias.
Quanto a  mim, a saúde foi sempre e desde que me entendo uma das coisas que mais receio tive e tenho neste país, a saúde, acho uma coisa que fica sempre para segundo plano por parte de quem gere o nosso dinheiro, mas é o bom princípio de um país civilizado e que se diz a caminho do progresso, não me parece e tenho a certeza. Pobre, em bom ditado português de quem precisa e não tem uns cêntimos para se tratar, pobre daquele, porque em Portugal ter saúde é um luxo. 
Muitos dizem quem quer  ter saúde que a pago, pois é, é assim a moral das alimarias.
Ser-se velho em Portugal é também um problema, não é bem visto, e não é aceite, é um imbecil, este senhor tinha 83 anos, fica-me a dúvida.
Mas os mais jovens também não são melhor atendidos, a hipocrisia continua quanto à saúde, parece um tabu, e não sai daí. 
A ida a um hospital será a corrida para o precipício? Se calhar sim, e quanto mais velho mais esse perigo parece evidente, termino chamando a isto e é pouco, uma vergonha que me envergonha e de nada me orgulha de ser o que muitos se orgulham.)

Comentários