A economia paralela em Portugal

O índice da economia não registada, também designada por economia paralela, aumentou ligeiramente em 2013, subindo de 26,74% do PIB oficial para 26,81%.
A subida da produção não declarada é explicada pelos aumentos da carga fiscal e da taxa de desemprego, mas também pela falha no combate à grande evasão fiscal.

**************

As razões para este fenómeno quais serão? Certamente que o mais provável é a carga de impostos demasiado altos, é esta uma das principais razões, mas existem outras que todos nós sabemos, que são, a mentalidade portuguesa, o querer receber sem que mais alguém beneficie com esse ganho, e uma coisa muito importante e que muita gente se interroga, que é, para onde vão os meus impostos? O que beneficie eu com eles? E onde está o retorno? O que se vê muitas das vezes e segundo a maioria dos portugueses é que o dinheiro dos nossos impostos são mal gastos e só em proveito de alguns.
Enquanto tudo isto não mudar este descalabro da fuga aos impostos será um problema eterno, mas a mentalidade tem que mudar, tanto para quem paga impostos como para que gere esses impostos.

Comentários