11 de Dezembro, dia da cidade de Portimão


No dia 11 de Dezembro, Portimão assinala o 90º aniversário da elevação a cidade, ocasião por excelência para que os portimonenses sintam a sua terra.

Sentir a minha terra, é um facto, quem não sente a sua terra? São todos aqueles que não têm ou não tiveram a sorte de ter nascido numa terra como a cidade de Portimão.
A cidade de Portimão foi uma das mais lindas e belas deste Algarve e deste país, foi! Digo eu e diz muita gente que nela nasceu, nela viveu ou que nela tenha estado em visita ou outra.
Portimão como tenho sempre dito e defendido, é uma cidade com características especiais e onde era bom viver e conviver, características essas que passam pelo seu local geográfico face ao oceano, dispõe de uma das mais belas praias do pais e do mundo, dispunha de uma industria marítima e conserveira que foi das primeiras do país e a melhor da região do Algarve, tinha outras indústrias, possuía um comercio de produtos regionais onde predominavam os frutos secos, o comércio chamado tradicional era forte e empregador, a sua vida noturna era lembrada em toda a parte do mundo onde existiam pessoas que a tinham visitado, os seus ex-líbris existiam e eram extraordinários.
Tudo isto era a cidade de Portimão até há umas duas décadas atrás, hoje, tudo se estragou, nada do que sito atrás existe, o que existe é uma cidade, e lá estou eu outra vez, uma cidade que não é reconhecida como bela e onde não se pode dizer que se vive bem como muitos nos querem fazer crer, pelo contrário, vive-se mal, a tal boa qualidade de vida não existe, as suas características desapareceram todas, nada resta, o que ficou foi uma cidade quanto a mim muito feia e de mau gosto, não consigo encontrar algo que me orgulho como me orgulhava no passado, é uma cidade destruída do seu bom.
O que se encontra em Portimão? Encontra-se em Portimão, ou não se encontra, um jardim  que se possa chamar um jardim, rotundas abundam com fartura, mas como são elas? São feias e sem gosto, a relva e as plantas que deveriam ter, não têm, têm sim ervas daninhas e com sentido de quase abandone, as suas ruas perderam a beleza, as suas construções são feias, a sua arquitetura é uma coisa abstrata e horrível, resumindo, esta não é a minha cidade bonita e bela que me viu nascer!
Mas então de quem é a culpa desta situação? O busílis está aí, não, não está! Está na má governação, está no interesse de alguns, está num conjunto de fatores que todos os portimonenses conscientes conhecem, e por isso está a dívida económica que este concelho tem, o que parece irrecuperável, mas onde estão os culpados? Andam por aí, e foram eleitos pelo povo.
Resta-me dizer que o mundo laboral não existe, e que quem pensar em fazer futuro nesta cidade não terá grandes hipóteses, porque ela Portimão, está tão decrépita e não sei o seu futuro, esta é a minha cidade que completa 90 anos de idade, depois ter sido elevada à categoria de cidade no dia 11 de Dezembro de 1924 pelo seu filho Manuel Teixeira Gomes, ex-Presidente da República.

Comentários