Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17 de outubro)


Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17 de outubro), o INE apresenta os resultados definitivos do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2013, sobre rendimentos de 2012, privilegiando uma análise sobre a condição particular da população infantil.
De acordo com este inquérito, 18,7% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2012, o valor mais elevado no período iniciado em 2009. Nesse ano acentuou-se sobretudo a tendência de crescimento do risco de pobreza para as/os menores de 18 anos (24,4%, valor superior em 2,6 p.p. ao verificado em 2011). A tendência para o risco de pobreza na população infantil ser superior ao da restante população é comum ao observado para a União Europeia (UE27), mas a distância entre as famílias com crianças dependentes residentes em Portugal e a média registada para o mesmo tipo de famílias na UE27, tem vindo a aumentar.
***************
Erradicação da pobreza, é hoje o dia internacional, os números apresentados são assustadores, e são desde sempre, e pergunto eu, o que se tem feito para que tais números baixem? Ou mesmo desapareçam? Nada! Pelo contrário tudo têm feito para que eles em pleno século 21 tenham aumentado.
Portugal é bem esse exemplo, a pobreza cresce de dia para dia, dizem que não há dinheiro, dizem que somos um país pobre, dizem tanta coisa, mas há gente neste país de pobres a ganhar fortunas e a viverem como se de um país muito rico se tratasse.
As reformas miseráveis para uns e logo a seguir as reformas milionárias para outros, mas dizem que somos um país que vive em democracia, e que a equidade deve ser igual para todos, vê-se que é assim.
Não sei onde este país ou este mundo vai parar, mas num precipício, com toda a certeza, as diferenças entre as diversas atividades laborais são um descalabro, uns ganham demais, outros resta-lhes apenas o humilde prato de sopa, e é quando há, as crianças são as mais afetadas, mas continuam com a pouca vergonha de pedir filhos ao povo, dizem que o país tem falta de jovens, que a população precisa de rejuvenescer, etc, que falta de irrealismo dos que nos pedem filhos, dar filhos à pobreza, dar filhos ao submisso, dar filhos à subserviência e à humilhação, é isto o que pretendem.
Dia internacional da erradicação da pobreza, acho eu que é uma ofensa para todos aqueles que o são, (POBRES) acho eu que é mais uma forma gozo que outra coisa. Não à pobreza! nada neste mundo o justifica, o mundo é suficientemente rico e poderoso para que tal não seja assim, mas os interesses de uns tantos em desfavor de uns muitos e muitos milhões estão acima da erradicação da pobreza, palavras destas são pura demagogia, e para os demagogos resta-me dizer-lhes apenas assim, mudem o mundo, ou então o mundo mudar-lhes-à a vocês.

Comentários