Tal não vão as nossas exportações


Portugal apresentou o quinto maior défice comercial da União Europeia (UE) entre janeiro e maio, com um saldo negativo de 4,1 mil milhões de euros nas trocas internacionais de mercadorias, indica hoje o Eurostat.
Entre os 28 Estados-membros da UE (UE28), o Reino Unido foi o que registou o maior défice da balança comercial nos primeiros cinco meses de 2014 (48,1 mil milhões de euros), revelam os dados do gabinete europeu de estatística sobre o comércio internacional de mercadorias.
«Esta novidade, que não é, é apenas o confirmar da realidade portuguesa, que produz pouco e consome o que não produz, resultado, muito consumo e pouca produtividade, e ainda por cima tem a agravante de produzir bens de baixo custo e de pouca ou nenhuma tecnologia, daí a diferença dos 4,1 mil milhões de euros.
No entanto, vêm os nossos governantes cheios de vaidade dizerem-nos que as nossas exportações estão a subir, será para inglês ver ou para português? mais uma informação que entre a realidade está muito longe, mais uma para o Zé tuga acreditar, pobres tugas que são sempre considerados como inocentes, e enganados que nem passarinhos, pobres tugas!»

Comentários