Números mostram que em 302 dos 308 municípios portugueses houve uma
diminuição entre 2001 e 2011. Jovens têm mais qualificações mas menos
oportunidades.
Portugal perde meio milhão de jovens em dez anos, pois perde, mas também ganha algo com isso, penso eu que ganha em juízo, porque os actuais jovens não são os jovens dos velhos tempos, onde havia por parte deles mais respeito pelos outros, mais educação e mais valores, os de hoje são o que são e está à vista, fruto da Abrilada? Talvéz.
Não quero com isto dizer que não os hajam bons, é evidente que os há, mas existem muitos que meu Deus.
Quanto à qualificação é um facto, têm muito mais escolaridade e muitos mais cursos superiores, mas se comparar-mos um jovem com o 12º ano actual, com um jovem com o antigo 7º anos dos Liceus do passado, os de hoje estão ainda a muitos anos luz, sabem muito pouco, a cultura é zero e a sua experiência de vida, essa então é nula, o que andam é muito mais tempo nas escolas a gastarem o dinheiro dos contribuintes, e o que aprendem? Quem souber que responda.
Quanto às oportunidades, também não é tanto assim, hoje até existem mais que no passado, só que o país em que eles nasceram não as sabe dar, as oportunidades, e eles os tão capazes não as sabem criar, afinal onde estão as tão grandes qualificações?
Cursos, há muitos, mas cursos capazes para colocarem o país no lugar que deveria estar, há muito poucos, existem cursos que nem se sabe para o que servem, muitos deles nem a língua materna eles lhe ensinam, mas têm cursos superiores, a parecerem os cursos das novas oportunidades, que se tira 5 anos de escolaridade em 6 meses, deve-se aprender bastante, mas temos um diploma, são estas a tão aclamadas qualificações dos nossos jovens de hoje.
Havia no passado e como em todas as gerações bons e maus, mas hoje, não brada aos céus, são muito piores, e penso que não será com estes princípios que o país à beira mar plantado cresce e aparece, mas há uma coisa que é certa, não coloquem os jovens no topo, e não queiram instalar os velhos no crucifixo, porque ainda são os velhos que com a sua classe e o seu velho saber que vão levando a água ao moinho, se os velhos de hoje, que são os jovens do passado tivessem as oportunidades dos jovens de hoje, onde estaríamos nós? Estaríamos muito melhor com toda a certeza.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.