A calculadora viciada

Pouco potencial de crescimento até 2018, um mercado de trabalho anémico, caro e com desemprego para durar, um ajustamento da balança externa que parece ser de curta duração. Este é, em traços largos, o mais recente diagnóstico de uma equipa de seis peritos do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre Portugal e restantes países da zona euro submetidos a programas de intervenção financeira e económica (Grécia, Espanha e Irlanda). 
No estudo "Ajustamento nos países deficitários da área do euro", hoje divulgado, o FMI reitera todas as críticas negativas que deixou nas suas últimas avaliações ao programa de ajustamento português. Diz, inclusive, que os salários não caíram e que os custos do trabalho desceram sobretudo devido à forte destruição de empregos. A análise é feita entre o primeiro trimestre de 2009 e o segundo trimestre do ano passado. 

«As Exª.s do FMI afirmam que os salários não caíram em Portugal, não sei com que bases é que estes Sr.s se fazem valer para tal afirmação, quem é reformado, penso que um reformado é equivalente a um trabalhador no activo, já lá vão 5 anos que não têm aumentos da sua reforma, os trabalhadores no activo idem, os funcionários públicos viram os seus salários cortados, ora, a isto não se chama queda de salários? Então chama-se o quê?
Há uma que está certa, que é, que os custos dos salários desceram devido à forte destruição de empregos, acertaram nesta, vá lá. Pudera os custos não terem descido, com tanta oferta de quem precisa de trabalho oferece-se por qualquer preço e não discute, e ainda com a elevada mão de obra da concorrência vinda dos imigrantes, pudera.
Estas Exª.s não sei com que calculadoras fazem os seus cálculos, serão calculadoras viciadas que só dão resultados em seu favor? Acho que sim.
Desde à cinco anos a esta parte, os impostos têm subido, os preços dos produtos em geral têm aumentado, e com os vencimentos e reformas na mesma ou senão mais baixos, então isto não é perda de salário? Venham maus caros viver com os tugas, comprar como eles compram, pagar como eles pagam, e depois fazemos as contas, mas não tragam a calculadora viciada, os tugas não são muito bons em matemática, mas talvez vocês possam aprender qualquer coisa para de futuro não errarem tanto.»

Comentários