Vários poderes


O primeiro-ministro quer que o Tribunal Constitucional dê uma "clarificação técnica" sobre algumas partes do acórdão que, na semana passada, declarou inconstitucional três normas do Orçamento do Estado (OE) para 2014, confirmou ao PÚBLICO fonte do gabinete de Passos Coelho. 
Governo quer saber como processa salários e pensões de Junho

«Vários poderes, é assim que eu vejo a democracia, mas algo me deixa perplexo quando vejo um poder que tem como fim governar o país, e para isso foi eleito democraticamente, mas logo a seguir vejo outro ou outros poderes que têm a finalidade de fiscalizar o poder eleito, como neste caso o TC, é um poder constitucional com certeza, mas sem dinheiro e sem soluções como pode neste caso o governo governar? Não concordando com as medidas nos cortes de pensões e salários, o TC chumbou a medida do governo, e agora?
Bem, e posto isto, existe um velho ditado que diz assim, quando há varias cabeças a decidir normalmente decide-se mal, não sei se é o caso, só sei, e se eu lá estivesse e como governante teria muitas dificuldades em arranjar o dinheiro par cumprir com as ordens do TC.
E se eu lá estivesse dizia assim, meus amigos, agora governem vocês, descobrem o dinheiro que eu vou-me embora, e mais nada, queria ver como era.
Vou dar um exemplo, se numa empresa existissem várias cabeças a decidir e a mandar, pobre empresa, seis meses depois estava a fechar as portas, e um país, ou melhor um Estado é a mesma coisa, só que com uma diferença, uma empresa tem que vender para obter dinheiro, um Estado, cria e aumenta impostos, o que para os cidadãos não é coisa muito agradável, e para a economia ainda muito menos.
Deixe mais uma pergunta, afinal para que serve um governo? Se não tem poderes para decidir, então olhem, que governem os tribunais.
Quero se goste ou não do governo que nos governa, uma coisa é verdade, cabe a ele governar e decidir, e se tudo estiver dentro do que manda a lei, então qual é a dúvida? Neste caso o problema é a não existência de dinheiro, o país não o tem, mas o Juiz decidiu está decidido, enfim.»

Comentários