Os nossos médicos são competentes e têm qualidade?

 

Por vezes questiono-me se a qualidade dos médicos que temos em Portugal têm ou não têm qualidade e saber para que se possa acreditar neles.
Vem isto a propósito porque acabei de ouvir um programa num destes poucos canais de TV que nós temos em chamado canal aberto, o programa trazia uma jovem que vinha expor a sua vida, ou melhor ela não nasceu com a tal estrelinha, coitada, mas o sol quando nasce não é para todos e ainda não nasceu para ela.
Vamos lá à parte que me chamou à atenção, dizia ela que em determinada altura da vida dela que começou a sentir que a saúde não lhe estava a ser fiel, por isso a jovem decidiu consultar uma médica num centro de saúde, feita a consulta e feito o diagnóstico, a Srª médica diz para a jovem que o que ela tem é uma depressão, a jovem não se convencendo decide consultar outra médica noutro centro de saúde, feita a segunda consulta e o  segundo diagnóstico a mesma resposta, uma depressão, mais uma vez  a jovem voltou a não ficar convencida, porque os sintomas eram de tudo menos de uma depressão.
Passado algum tempo a jovem pensou e muito bem, pensou em ir ao hospital e ser dadora de sangue, foi aceite, mas como é normal, quando se faz a doação de sangue fazem-se análises, a jovem ao efectuar as analises questionou a Srª. que as fez perguntando se ela tivesse algo de mal se lhe era transmitido, e a resposta foi clara, que sim, se ela fosse portadora de alguma doença dentro de duas a três semanas receberia em sua casa uma carta a comunicar-lhe se algo estivesse errado, então não era que a jovem era portadora de hepatite B.
Posto isto eu pergunto, o que andavam a fazer as outras duas senhoras médicas? serão médicas ou estão lá para receberem o ordenado ao fim do mês? será que têm qualidade para serem médicas? será que elas não sabem que para se diagnosticar determinadas doenças só é possível com exames médicos? volto a questionar-me se hei-de acreditar nos médicos que temos, ou se só em alguns e muito poucos, ou então é como jogar no totoloto, ou sai prémio ou não sai nada.
Uma coisa é saber e querer resolver os problemas, outra coisa é não saberem e se estarem nas tintas para quem lá vai à sua consulta, chamo a isto incompetência e baixa moral destas senhoras médicas, graças à capacidade da jovem doente foi-lhe possível saber que quem sofria de depressão, afinal eram as senhoras Drª.s e não a jovem.

Comentários