03/10/2013

O dobro da UE, não é surpresa

Pneumonia mata em Portugal o dobro do que na UE A taxa de mortalidade por pneumonia em Portugal é o dobro da média europeia, segundo um relatório hoje apresentado pela Direção-geral da Saúde, que reconhece a necessidade de estudar as causas desta realidade.

Mais um lugar no pódio, e sempre no pódio negativo. A pneumonia é uma doença desde há muito tempo que tem um lugar de destaque em Portugal, ao chegar a época de inverno é uma palavra que se ouve com bastante assiduidade, está com uma pneumonia, ouve-se a partir da voz do povo.

A razão de tanta pneumonia e o facto de estar-mos com dobro da média europeia, deve-se a quê? só há uma razão, para mim é que a saúde em Portugal ainda continua a ser como um artigo de luxo, artigo esse que só quem tem acesso são alguns, quero dizer, quem tem algum dinheiro para se tratar, que não tem, frequenta o tão caloroso serviço nacional de saúde, e aí sabe-se que, ou tem sorte a acertam logo, ou então anda para cá e para lá com antibiótico ou anti-inflamatório, entretanto a doença vai subindo e quando mal se espera lá razão da média europeia.

 Mais uma, as temperaturas em Portugal na época de inverno são muito baixas e com bastante humidade, as carências económicas dos portugueses não lhes permite um aquecimento adequado, tanto em habitações como no vestuário, mais uma razão para as gripes e daí a pneumonia.

Razões económicas sim, Portugal está na União Europeia, mas ainda está na cauda, ou seja continua a jogar na segunda divisão do clube dos ricos Europeus, para quando a subida à primeira categoria, essa agora é que está pior, resumindo, é tudo uma questão económica, de mentalidade e de um pouco mais de preocupação pela saúde de quem não a pode pagar. A saúde quanto a mim, continua a ser ainda quase um tabu e um luxo, já se ouviu da boca de alguns, quem quer saúde que a pague. Assim é Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.