Falta de humanismo e de respeito

Chocante, desumana e muitas coisas mais, é esta notícia, que diz que doentes pagam taxa moderadora por tratamentos de cancro.
Um país que há 39 anos fez uma espécie de revolução para acabar com as desigualdades materiais e humanas, um país que diz defender os mais vulneráveis, quer seja económica, social ou de outra natureza, como seja o caso da saúde, um país que se diz democrata, um país que diz à boca cheia que tem um bom serviço nacional de saúde, então faz cobrar taxas a pessoas que por sua infelicidade são possuidoras de uma doença tão cruel e quase sem esperança para a continuidade da vida? 
O que que hei-de chamar a isto? chamarei, desumanismo, crueldade e mais uns adjectivos que não digo.
Uma doença como a do cancro não é uma doença simples, seja ela benigna ou maligna, só pelo seu nome merece que haja respeito e humanismo para quem a possui, seja a pessoa rica ou pobre, há que haver algum sentimento, e neste caso a sociedade tem todo o direito de dar a sua contribuição a um qualquer cidadão, e não lhe fazerem cobrar uma taxa, taxa essa que por regra penaliza mais os que nada têm ou têm pouco.
Todos sabemos que tratar e fornecer serviços de saúde tem bastantes custos, mas não nos podemos esquecer que se vive num país onde os gastos com tudo o que são, festas, brincadeiras, ou seja o supérfluo, somos dos que mais se gasta, vejam-se as autarquias e não só, mas estes são um exemplo, e depois falta para os doentes, mas não falta para os bons carros dos Snrs. Ministros, dos Sec. Estado e para tudo o que sejam luxos em prol de alguns, todos nós sabemos, e por essas razões, hoje temos o país falido, e então sacrificam-se com custos os portadores de doenças que merecem todo o nosso apoio e não a exploração.
Falta de humanismo e de respeito é a atitude de quem por decreto decreta horrores desta natureza.

Depois da denúncia, veja o desmentido da Administração Central do Sistema de Saúde: Aqui

Comentários