Haja hambúrgueres



Peixe mais barato na lota mas cada vez mais caro para o consumidor O preço do peixe nas lotas portuguesas está a cair desde o início do ano, apesar da quantidade pescada estar a cair 7,4%. E há casos de espécies em que os preços chegam a variar mais de 10 vezes entre lotas. Já o consumidor paga sempre mais caro.
Pelas lotas passaram mais de 50 das quase 58 mil toneladas de peixe capturadas, entre janeiro e junho. O preço médio de venda foi de 1,84 euros por kg, ou seja, 6,6% abaixo do valor atingido em igual período de 2012. Em contrapartida, o índice de preços no consumidor do peixe fresco e refrigerado sofreu um agravamento de 0,4%, de acordo com os dados da Datapescas.

Um parecer com conhecimento

Quando uma actividade é desprotegida, quando uma actividade é e foi sempre explorada por gente que de muito sabem muito pouco, no que dá? dá nisto.
Os armadores e pescadores sempre se acomodaram ao hábito de sair para o mar, capturar o peixe que é a sua produção, e, chegar à lota de braços abertos e dizer aqui está o meu trabalho agora decidem vocês compradores o que lhe hão de fazer, e dar-lhe o preço que mais lhes convém.
Claro como a água, o comprador interessa-lhe comprar barato para depois vender caro, ao pescador/armador o mau hábito persiste.
Organizem-se como fazem as outras actividades económicas, não à venda do vosso produto através do leilão como se de uma matéria prima de velharia se tratasse, a pesca é a única actividade económica que executa as suas vendas por este modo, assim não, por isso continuam sempre com a borde debaixo de água e a serem explorados por uns oportunistas que se aproveitam da vossa incapacidade para mudarem de rumo.
A pesca é uma actividade muito nobre, merece muito mais respeito por quem de direito, há que mudar os maus hábitos, mas foi sempre uma actividade desprotegida e o que é mais grave é que todos gostam de saborear o bom peixe,  mas quase nenhuns sabem ao menos como se parte para o mar, o que é o mar e a pesca, sabem apenas dizer o peixe está caro, mas as razões passa-lhes ao lado.
Posto isto, a nossa frota pesqueira está a desaparecer, por estes caminhos um dia para comer-mos um peixinho vamos comer não peixe , mas uma outra coisa qualquer, ou então tornar-se-há um luxo. Mas contra a vontade de um povo e de uns governos que nada fazem, haja hambúrgueres que é uma especialidade bem portuguesa, Não e`?
hambúrguer

amburguer In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-08-25].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/amburguer>.
hambúrguer

amburguer In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-08-25].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/amburguer>.

Comentários