Qualificações feitas em panelas de pressão,



Europa pagou qualificação a um milhão de portugueses Os portugueses nunca foram tão qualificados como agora. Em 25 anos, duplicámos o número de pessoas com ensino secundário ou superior. Para isso contribuíram os milhares de adultos que viram as suas competências reconhecidas através das Novas Oportunidades. O financiamento europeu ajudou a dar corpo ao projeto de dotar os portugueses com pelo menos o nível secundário 
"Em cinco anos - de 2005 a 2010 - qualificaram-se mais adultos do que nos 50 anos anteriores." Luís Capucha, ex-presidente da Agência Nacional para a Qualificação, não tem dúvidas do sucesso do Programa Novas Oportunidades (PNO), que qualificou quase um milhão de adultos portugueses desde o seu lançamento, em 2005. 
Os Portugas nunca fora tão qualificados como agora. Ler mais em:  DN

 Mais umas qualificações feitas em panelas de pressão, areia para os nossos olhos, mentiras para fazer jeito, mais umas aldrabas.
Como se pode qualificar uma pessoa a nivel escolar, quando se faz em três ou quatro meses o que por vezes é difícil fazer-se em cinco anos?
A propósito, há relativamente pouco tempo entrei em conversa com destes ilustres qualificados, dizia-me ele assim, tenho 52 anos e andei nas novas oportunidades, tinha apenas o sexto ano de escolaridade, e, em três meses deram o 9º ano, olhe para o homem e perguntei, como é que você fez isso, em três meses fazer o que o que só se faz em três anos, olhe não sei eles deram-me, volte eu novamente à carga, então e você aprendeu alguma coisa? responde o qualificado, eu não, fiquei a saber o mesmo que sabia antes, digo eu, mas assim isso não vale, pois não, mas já tenho 9º ano, é o que eles querem.
 De novo diz-me o qualificado assim, e sabe lá, estavam lá outros que já tinham o 9º ano e eles nesses três meses deram-lhes  12º ano, respondo eu, então estão como você, ficaram a saber o que sabiam antes, responde o qualificado, claro..........
Com tanta qualificação, não coment mais. O burro sou eu! contínuo sendo analfabeto.

Comentários