Um país à rasca e enrascado, que parece uma perpétua


Um resumo do passado e do presente, é sim senhor um país à rasca, mas isto faz parte da sua história, nunca o conheci de outra forma senão à rasca.
À rasca porque tudo é rasca, e não querem mudar, são poucas as coisas neste país onde se aponte o dedo que não seja uma coisa rasca, quase tudo tem defeito, quase tudo ou mesmo tudo é mal pensado e mal executado, e depois ficamos todos enrascados.
Mas isto não é culpa dos passarinhos, não é culpa do sol, não é culpa do mar, não é culpa de nada, é única e simplesmente das pessoas deste país, porque são rascas.
Este povo sempre foi assim, está nos seus genes, e tarde ou nunca mudará.
A maior das culpas é certamente dos políticos que nos têm governado desde há muitos séculos, mas esses políticos também são fruto do mesmo povo.
Quando não somos capazes de executar um certa tarefa, o melhor que temos que fazer é entregar-mos essa mesma tarefa a quem a saiba executar, e aqui está uma solução, se não somos capazes e não temos gente à altura para nos governar, sejamos humildes, procuremos lá fora, embora pagando, mas o retorno um dia chegava. Não me caía os parentes na lama se tivesse no meu país um governo de gente estrangeira competente para me governar, porque sabia que no futuro tinha futuro, assim será uma perpétua andar-mos e estar-mos sempre à rasca.
Existe o tal velho ditado, somos um povo desenrascado, que remédio......, desenrascamos-nos naquele momento, mas a seguir lá estamos outra vez à rasca, ora esta mentalidade não presta.

Comentários