As empresas portuguesas no seu melhor


Luxemburgo: Há trabalhadores portugueses a receberem salários de 350 euros No Luxemburgo, há trabalhadores portugueses da construção civil que recebem menos do que o ordenado mínimo português. A denúncia foi feita pelo sindicato luxemburguês OGB-L.
A central sindical luxemburguesa OGB-L denunciou esta tarde que estes trabalhadores rebentam o limite de horas legais de trabalho e nem recebem horas extraordinárias.
Em declarações à TSF, o dirigente sindical Stefano Araújo relatou o que se está a passar.
«Temos empresas portuguesas que enviam trabalhadores para o Luxemburgo e não respeitam as leis sobre o destacamento europeu, ou seja, não pagam o ordenado do Luxemburgo», afirmou.
«O ordenado médio para um trabalhador qualificado é à volta de 2400 euros brutos, sendo que os trabalhadores portugueses estão aqui a receber entre 300 e 400 euros», acrescentou.
Este tipo de ação intensificou-se desde há quatro anos por causa da crise em Portugal e, apesar do controlo da inspeção do trabalho no Luxemburgo, é díficil chegar aos organizadores.
O sindicalista disse ainda que, além dos portugueses nesta situação, há também emigrantes da Ucrânia, Angola e Moçambique a viver em Portugal. Ouça aqui

Comentários