Porque não? então os padres não são homens


Cardeal britânico favorável a casamento de padres por ser difícil gerir celibato O cardeal católico britânico Keith O'Brien mostrou-se hoje favorável ao casamento dos padres, se estes o desejarem, em declarações à cadeia televisiva BBC, na Escócia.
O'Brien, que vai participar no conclave para escolher o novo papa depois da renúncia recente de Bento XVI, afirmou que, nos dias de hoje, muitos sacerdotes encontram "dificuldades" em conviver com o voto de celibato e declarou-se favorável a que os religiosos se possam casar e ter filhos.
O religioso, de 74 anos, que em 2012 abandonou algumas funções à frente da Igreja Católica da Escócia devido à sua idade, observou que "este é um mundo livre", no qual se dá conta de que "muitos sacerdotes têm muitas dificuldades em gerir o celibato".
O'Brien disse também que o novo pontífice deve considerar se a Igreja Católica Romana deve modificar a sua posição sobre outros assuntos, que não sejam de "origem divina".
Não obstante, considerou que temas como o aborto e a eutanásia desafiam "crenças dogmáticas básicas" que a Igreja nunca poderá aceitar.
Bento XVI, de 85 anos, anunciou a 11 de fevereiro, durante um consistório no Vaticano, a resignação a partir dia 28 de fevereiro devido "à idade avançada".
Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de março, disse na altura Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

Comentários