A Europa a cair de podre socialmente


Até onde pode chegar esta Europa? Europa que cai de podre socialmente, fruto de uma árvore que dia após dia se desfolha no campo social com casos quase diários de pessoas que se suicidam por questões económicas e sociais, e hoje deu-se mais um, num país que nunca se poderia imaginar, "França".
Um desempregado francês que se imola em frente a centro de emprego de Nantes  
Não há muitos dias que uma mãe em Portugal se suicidou conjuntamente com o seu filho, e mais outros casos se têm verificado nos últimos tempos por esta Europa fora, não esquecendo os casos em Espanha, em se atiram de prédios abaixo.
Afinal pergunto eu, onde estão os governantes do melhor, do mais belo e mais rico Continente do mundo? que pretendem desta Europa? onde a pobreza cresce dia após dia, onde o futuro é apenas uma miragem? isto quer dizer o quê?, digam o que quiserem, não existem razões para tal, mas muito por culpa do grande poder do capital que avança brutalmente sobre os mais desfavorecidos, penso eu por represálias.
Quem se lembra da antiga Europa antes da 2ª guerra, em que havia um poder capitalista que dominava as classes operárias e trabalhadoras, tendo perdido esse poder no pós-guerra, agora voltam as sevícias, e com desculpas que não fazem o mínimo sentido.
Mas, no meio disto, o grande capital continua sempre mais e mais rico, e os desgraçados pobres a perderem a cabeça como o de hoje em Nantes France. Como viveria este homem? que esperança teria ele para a vida? só ele provavelmente sabia. Tristeza, vergonha e muito mais para quem tem responsabilidades neste velhinho continente, que a caminhar assim não chegará a bom porto.

Comentários