Algarve amordaçado e descaracterizado


Algarve recria "arca de Noé" das árvores de fruto O que aconteceu desde há décadas com a flora algarvia não é diferente do que se passou um pouco por todo o país - campos desertos e árvores abandonadas. Mas há agora um novo olhar para uma região que "plantou" à beira-mar vivendas e apartamentos, onde dantes existiam alfarrobeiras, figueiras e amendoeiras.

Depois de décadas de autentico abandono, haja alguém que faça voltar o cheiro Algarvio aos narizes daqueles que trocaram o cheiro do pero de Monchique, o cheiro da flor da amendoeira, o cheiro da alfarroba, e outros, pelo excremento do betão e do tijolo, deixando-mos nós de poder apreciar a saborosa amêndoa Algarvia, os celebres figos flor, os cóteos, os lampos , os bursajotes etc..
Ao olhar para este Algarve que tinha quase tudo que era bom, hoje em dia quase tudo é mau, não tem cheiro, não tem sabor, o único cheiro e (sabor) é o cheiro do chulé de verão, porque lhe falta a dita flor das suas lindas e belas árvores que alguns por interesses fizeram o favor de as destruir, e ainda que nada tivessem a ver com o Algarve, e que também não há muitas décadas atrás o consideravam como um filho ilegítimo.
Oxalá que volte a ser um pouco daquilo que era, espero que apareça alguém com coragem para o fazer renascer das cinzas, mas que não seja para alcançar protagonismo e receber em troca algumas alvissaras.
O Algarve para quase todos é visto apenas como um local onde só existe sol e mar, pois ainda bem que tem sol e mar, mas também tem muitas mais coisas para além disso, e por isso façam o favor de o reconstruir! chega de betão e lixo que nada tem a ver com a cultura Algarvia.

Comentários