Passos ameaça Portas

Foi uma conversa a dois seca e muito dura. Passos Coelho disse a Paulo Portas na segunda- -feira que a proposta do Orçamento era definitiva e que qualquer objecção do CDS provocaria o fim do governo de coligação. Mais: apresentaria de ime- diato a demissão a Cavaco Silva e responsabilizaria Paulo Portas e o CDS pelo pedido de um segundo resgate de Portugal.
As relações entre Passos Coelho e Paulo Portas nunca foram óptimas. Antes pelo contrário. E foram arrefecendo com o tempo, a ponto de o líder do CDS se queixar de não ser ouvido em matérias fundamentais pelo primeiro-ministro, que sempre privilegiou um círculo onde estão os inevitáveis Braga de Macedo e António Borges. Mas desde 7 de Setembro, altura em que Passos Coelho anunciou as alterações à TSU sabendo que Paulo Portas estava contra, a tensão entre os dois líderes da coligação atingiu limites próximos da ruptura. A discussão do Orçamento do Estado para 2013, com as longas maratonas em Conselhos de Ministros extraordinários, não veio ajudar em nada o mau ambiente que se vive não só entre Passos e Portas, mas também com outros ministros independentes e do PSD. No primeiro caso estão Paulo Macedo, da Saúde, e Álvaro Santos Pereira, da Economia, que chegou a propor a redução para 12,5% da taxa de IRC, e no segundo Paula Teixeira da Cruz, da Justiça, muito crítica da proposta de Vítor Gaspar. Ler mais em iOnline

Depois de ler este episódio, as esperanças se eram poucas, passaram a ser nenhumas, no que toca à credibilidade deste governo.
A minha impressão, porque não certeza, parece-me gente muito nova para tais cargos, pouco experiente, e com falta de sentido de estado, o que faz com que nos levem cada vez mais à desgraça, e, à falta de resoluções para os nossos problemas.
Se assim é, porque estão à espera? porque não vão embora e nos deixem em paz. Precisamos de gente com mais classe política, com mais idade, e que saiba o que faz, ter cursos só não chega, e muitos deles são como são. Entreguem o poder, e vão passar umas férias, que seria o melhor para nós Portugueses.

Comentários