Será por recear a mira fiacal?



O Pingo Doce poderá rever a decisão de não aceitar pagamentos com cartão multibanco para compras com valor inferior a 20 euros, avança o Sol.
Fonte oficial da Jerónimo Martins revelou ao semanário que «como todas as decisões de gestão, esta medida irá ser monitorizada. Caso as circunstâncias que levaram à tomada de decisão se alterem, o Pingo Doce reavaliará esta posição».
A medida, que deverá entrar em vigor a partir de 1 de Setembro, poderá não ser definitiva. Mas mesmo assim, o grupo mantém a intenção de reduzir os custos anuais recorrendo à diminuição das taxas cobradas pelas entidades que gerem as transacções feitas através do multibanco.
A mesma fonte adianta que tentou encontrar soluções junto da Unicre e da SIBS, mas afirma que essas entidades “recusaram resolver esta questão”. Os donos do Pingo Doce acrescentam ainda que a limitação do pagamento com cartões já se aplica nos restaurantes, cafés e parafarmácias da cadeia de supermercados.
A Autoridade da Concorrência (AdC) revelou ao Sol que “está a acompanhar o desenvolvimento deste processo ao nível da União Europeia, aguardando a definição da posição final da Comissão Europeia que permita sustentar bem uma actuação com segurança jurídica ao nível nacional”.
As entidades comunitárias estão já a trabalhar numa uniformização das regras nos serviços de pagamento, dentro da União Europeia.
A APED apresentou um processo, no final de 2011, no Tribunal de Comércio de Lisboa para revisão das taxas cobradas pelos sistemas que gerem esse tipo de pagamentos.
Fonte:  iOnline

Comentários