Palavras para quê


A gigante do software está a estudar o corte de quatro mil postos de trabalho na Motorola Mobility, uma medida irá afetar cerca de 20% do quadro da produtora móvel. A notícia é avançada pela agência Bloomberg. 


Segundo avança a agência, dois terços do ajuste serão levados a cabo fora dos Estados Unidos, estando previsto o encerramento de parte das fábricas da Motorola. 

A Google fechou a compra da Motorola em maio, depois de um ano de negociações, e pagou 12.500 milhões de dólares. O grande objetivo da tecnológica era reforçar a sua posição no mercado dos smartphones, onde tem estado forte com o sistema operativo Android. A compra da Motorola permitiu o acesso às patentes da empresa. 
Fonte:  Dinheiro Vivo
(Palavras para quê, esta é a realidade do mundo laboral, o que quer dizer que nunca mais vai ser como dantes.
Ri-me, quando ouço alguns optimistas no que respeita a esta matéria, dizem,  isto vai mudar, ainda vai haver trabalho para todos etc., nunca mais isso acontece, é uma matéria muito difícil de prever, e se há alguma realidade, ela é, e, penso eu que no futuro só vai haver trabalho para 30 a 40% dos trabalhadores activos, e nada mais, tudo o que disserem a este respeito é mentira, porque as tecnologias existentes assim o exigem, e como tal não são necessários mais.
E como vão as pessoas viver? perguntamos nós, a resposta de momento não existe, porque esta é a realidade e  será para o futuro próximo. Quando nos lembramos que há 50 anos, para se construir 50 Km de estrada eram necessários 200 trabalhadores, hoje faz-se o mesmo trabalho com 50 e mais meia dúzia de máquinas, se nos lembrar-mos, que uma agência bancária há 40 anos tinha 40 trabalhadores, hoje a mesma agência tem ao seu serviço 6 ou 7, e com o triplo dos clientes, se nos lembrar-mos que uma fábrica para laborar, necessitava de, por exemplo, 1000 trabalhadores, hoje a mesma fábrica labora com 300 e produz 3 vezes mais. 
Assim, é a realidade, como vai ser? não sei, o que parece é que tudo o que era já não é!) 

Comentários