03/08/2012

Os facilitísmos, depois é só ser doutor


Os exames da segunda fase correram- -lhe mal e não foi desta que se viu livre do ensino secundário? Não se preocupe. Há universidades em Portugal que o deixam frequentar todas as cadeiras do curso que quer, mesmo sem ter feito o 12.º ano. Um dia mais tarde, se quiser ter o título de licenciado, faz os exames nacionais – ou o de maiores de 23 – e é só pedir equivalências por reconhecimento para ter o canudo nas mãos.
Das dez universidades nacionais analisadas, o i descobriu que metade – três públicas e duas privadas – permite que qualquer pessoa com mais de 18 anos possa frequentar todas as disciplinas que entender, desde que tenha vagas. A Universidade Nova de Lisboa não colaborou neste trabalho. Confrontada sobre quais as condições que oferecia aos alunos em regime livre (algo que tem de ser público), a instituição respondeu: “Agradecemos o seu contacto mas, de momento, não temos os dados disponíveis.”
Na prática podem fazer-se as disciplinas todas de uma licenciatura, como aluno externo, nas universidades de Évora, Porto, Coimbra, Lusófona e Autónoma de Lisboa. E se, depois disso, conseguir entrar no ensino superior, basta pedir equivalências por reconhecimento a tudo o que já foi feito… o mais provável é que, em poucos meses, fique licenciado. Nas universidades de Lisboa, Beira Interior, Algarve e Lusíada não vai encontrar estas facilidades. Na Católica não será sequer recebido, porque ali não entram alunos externos.
Continuar a ler em:  iOnline

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.