Ajundem-nos lá, gastamos tudo mal gasto. Agora o zé paga


A Câmara de Lagoa acaba de aprovar um aumento no preço da água, saneamento e lixo, que entra em vigor em Outubro. Mas o CM sabe que outras autarquias da região também irão mexer nos tarifários, algumas ainda este ano. Os preços pagos pelos consumidores irão, assim, disparar.

No caso de Lagoa, o valor da factura para um consumo doméstico de 5 metros cúbicos vai aumentar mais de 90%. Quem gasta 10m3 irá pagar mais 54% e quem consume 20m3 gastará mais 34%. Os mais carenciados, no entanto, terão um desconto de 50%. Apesar dos aumentos, Lagoa terá preços inferiores aos de outros concelhos, como Portimão, Albufeira e Faro.
"É uma situação inevitável, que todos terão de fazer", garante José Inácio, presidente da Câmara de Lagoa, referindo-se ao aumento da água. E adianta que a obrigatoriedade advém da própria "regulamentação do sector", que estabelece que as câmaras "não podem continuar a acumular prejuízos com os sistemas".
Além disso, as principais câmaras do Algarve estão em dificuldades financeiras e, por isso, terão de recorrer ao programa do Governo para pagamento de dívidas, ficando obrigadas à "maximização dos preços cobrados," conforme consta do acordo com o Governo.
No futuro, o preço médio por m3 de água facturada deverá atingir 2,5 euros, o dobro do valor praticado actualmente nalguns municípios.

Comentários

  1. Os concertos dos Tonys Carreiras, os subsídios ao futebol e a tudo o que mexe ou vota, as obras para "aproveitar" os fundos comunitários e as demais alarvidades dos munícipes que autarca que se preze gosta de satisfazer, têm o seu preço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.