15 anos? Só se fosse desterro para vocês


O presidente da Associação de Produtores da Pesca do Cerco disse hoje estar "perplexo" com a recomendação do organismo científico sobre a suspensão da pesca da sardinha por  15 anos, considerando que é um "cenário apocalíptico" e injustificado.
O parecer do organismo científico, que não é vinculativo e a que jornal de Negócios teve acesso, diz que "Portugal deve parar por completo a pesca da sardinha e durante um período mínimo de 15 anos para que o stock de sardinha regresse a níveis aceitáveis".

Estes estudiosos que muito falam sobre as pescas e afins deixam-me preocupado, sobre esta matéria pelos vistos toda a gente sabe e entende, de sardinhas de carapaus e de salminetes também.
Quanto às sardinhas e pelo que sei é um espécie que abundava na costa portuguesa em grande quantidade, nos dias que correm e há cerca de uns vinte e cinco anos para cá essa abundância tem vindo a diminuir.
Segundo os práticos, a sua diminuição se deve ao processo climático que nestes últimos anos foi significativamente alterado, as razões não sei, só sei que é um facto.
A sardinha é a única espécie que não é predadora, alimenta-se de plâncton, um organismo que vive em suspensão na água, este plâncton sempre foi abundante na costa portuguesa, pelo tipo de solo, e pela temperatura da água, água essa e clima que tem sido alterado nos últimos anos, as razões acho que poucos sabem, e assim, com essa falta de plâncton se deve a pouca quantidade de sardinha, mas segundo os tais práticos, "os pescadores", diziam, quanto menos barcos menos peixe, e isto acontecia mesmo no tempo em que as traineiras largavam ao futuro muitos não sei se sabem mas eu sei, perguntam aos pescadores, os mais velho que ainda possam andar por aí.
Agora querem-nos tirar aquilo que já é pouco, convencidos que assim a sardinha volta a chegar em quantidade estão muito enganados, porque não só a sardinha está em falta mas muitas outras espécies também, quantidades como eu conheci há cerca de 50 anos não mais vão voltar, só se o tal clima de primavera, verão, outono e inverno voltar a existir outra vez, mas isso perguntem à natureza.
Deixem-nos ir comendo umas sardinhitas e vão para o raio que os............., porque de teóricos e sabichões estou eu farto, eles não distinguem uma sardinha de um tubarão, nem sabem a origem do nome dela. Posto isto, Merda!

Comentários