O mundo espera para ver? Yes

 
Oito anos depois a Casa Branca tem um novo inquilino. Donald Trump tomou hoje posse como o 45º presidente dos Estados Unidos. 
Envolto em polémicas e com a popularidade em baixa, segundo duas sondagens reveladas ontem, Trump chega ao lugar mais alto da maior economia mundial apostado em tornar a América “grande outra vez”.
Para os especialistas, os mercados vão, por enquanto, continuar a jogar na lógica do “esperar para ver”. Os primeiros cem dias da presidência serão decisivos para perceber quais são as reais intenções de Trump. 
 
O mundo espera para ver, é um facto, isto quando pela primeira vez temos em um qualquer lugar uma nova pessoa que partindo do princípio que é uma pessoa polémica.
Pessoa polémica? É sem dívidas nenhumas, mas vamos esperar para ver, porque talvez essa polémica de que ele é portador seja uma forma de influenciar a Europa a voltar a ser o que era no passado, um continente com poder, com tecnologias, não dependente e não subordinada a terceiros, em particular no campo económico, e não só.
A Europa talvez tenha a necessidade de mudar as suas políticas, perante uns USA que com toda a certeza vai ser diferente daquilo que tem sido, olhando mais para dentro de si do que para os outros, coisa que a Europa também tem que mudar, isto é, não cedendo e dobrando-se perante uns quantos que não o merecem.
Trump irá querer uns USA para os americanas, e tem razão, e a Europa também, uma Europa para os Europeus, penso que será essa a principal questão em que a Europa irá aprender com o Sr. Trump. Vamos esperar para ver.

Comentários