9 mil milhões, até 2020

Portugal vai receber cerca de 9 mil milhões de euros da Comissão Europeia para reforçar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) e promover uma economia eficiente e resiliente às alterações climáticas. A medida insere-se no âmbito de dois “programas operacionais” temáticos, a operar até 2020.

Vêm aí mais uns trocos para Portugal, e segundo a notícia é para reforçar a competitividade das PME, e promover uma economia eficiente.
Até aqui tudo muito bem, mas desde há quantos anos Portugal é recebedor de dinheiros oriundos da UE? Já lá vão uns trinta, e continua, na época dos primeiros milhões dizia-se assim, agora com estas ajudas é que vamos fazer qualquer coisa, isto agora vai ser um país à Europeia, resultado vimos o que se fez, fez-se estradas e auto-estradas com fartura, fez-se grandes asneiras e o que sobrou foi uma economia falida, um país na banca rota ou quase, e um povo cheio de desemprego, mas também vimos muitos ricos a serem mais ricos e muitos pobres a serem mais pobres, afinal para que serviram os muitos milhões que a UE aqui nos deixou?
Bem, agora vêm mais 9 mil milhões, espero bem que seja verdade, e que seja realmente para apoiar todas as PME, espero, mas tenho muitas dúvidas que esse dinheiro não vá parar aos bolsos de alguns e que as PME fiquem com fama em vez de ficarem com dinheiro, e que este dinheiro não se destino a umas empresas que tenham uns amigos e aquelas que mesmo sendo capazes e competentes fiquem na prateleira, são 9 mil milhões em 6 anos, é muito dinheiro, dá para se criarem mais uns ricos, não liguem que é ironia, em Portugal não é hábito fazerem-se dessas coisas, mais um ironia.

Comentários