Recusa-se a viver em Portugal, também eu, se eu pudesse....


Fernando Tordo foi ao conhecido programa de Jô Soares e “desabafou” as razões que o levaram a abandonar Portugal.
"O meu país está numa crise profunda e está com um governo muito mau. Eu pertenço à geração de antes do 25 de Abril, durante o 25 de Abril e depois do 25 de Abril. Como cidadão português e como pessoa que ama a sua terra, eu recuso-me a viver em Portugal nesta situação. Para além do mais, quero muito viver no Brasil", disse Fernando Tordo no “Programa do Jô”. 

«Também eu, meu caro, se eu pudesse............, já há muito que tinha partido, diz o meu caro que é de uma geração de antes do 25 de Abril, também eu, contestava-mos o antes do 25 de Abril de 74, mas hoje é muito mais contestável, no antes, tinhas uma perspectiva de futuro, trabalho era coisa que não nos faltava, alegria também não, e só isso era o mais importante.
Fez-se um golpe de Estado, e eu pergunto para quê? E eu responde, para nada, mas para melhorar os oportunistas, os que se meteram nos partidos políticos, os incompetentes, os afilhados, os corruptos, os senhores do grande capital, e foram estes para quem o 25 de Abril foi mãe, para o resto foi um padrasto.
Amar a minha terra, será que vale a pena? Se ela não me ama a mim, se todos os que deviam estar comigo estão na retranca a ver se me conseguem apunhalar, se todos os que me deviam ajudar estão sempre a olhar o que eu levo no bolso, é esta a terra que eu amo? Não!!!!!!!!
Sou da geração do Fernando, sou da geração que fazia pensar Portugal, sou da geração que tinha esperança de chegar ao fim da meta, mas esta geração só chegou a meio da prova, e tu do por culpa da tão chamada revolução dos cravos, não que não fosse necessária, não que não fosse uma prioridade, mas passados que são quarenta anos, foi uma desilusão, o país é o mesmo, as gentes um pouco diferentes, mas a qualidade é muito pior.
Os oportunistas,  os senhores do dinheiro e os corruptos, esses estão todos bem na vida, o verdadeiro povo que estava na esperança de, esse está nem mais nem menos na mesma, ou talvez pior, e por isso, pessoas como o Fernando vêem-se na necessidade de emigrar, quem diria que isto iria acontecer? Mas é um facto! não são só os jovens que o fazem, mas também os chamados velhos como eu e o Fernando, e porquê? Porquê? Porque estamos entregues a gente incompetente, a gente que não tem classe para governar um país como Portugal, um país que poderia ser uma coisa muito boa, mas não passa de um mero país da cepa torta, ou melhor, e sem desprezo, de um país igual a muitos que existem no continente africano, não digam que não, que é verdade.
Portugal tem todas as condições para ser um país muito bom, e poderia ser um bom pai, mas com esta gente a mandar nele nunca mais, e assim eu digo, viva a todos os Fernandos, abaixo os que nos têm maltratado em prol dos seus próprios interesses, um Portugal para todos, e não só para uns quantos. Se eu pudesse já há muito que tinha partido, mas agora que estou velho e ainda não tanto como o Fernando, mas como estas mentalidades arcaicas dizem que quem tem mais de trinta e cinco anos já é considerado velho, ora eu tenho quase o dobro o que posso fazer?»

Comentários

  1. Esta postada está óptima, tudo isto é uma verdade,quem diria que pessoas como o Tordo depois de velhos tinham que emigrar,quem diria,que mãe que esta terra é....., possivelmente vamos emigrar todos, ficam por cá o Cavaco e o Coelho e mais o Portas a tocarem a concertina e a dançarem o solido.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.