Genéricos, afinal o que é isso? banha da cobra!


O Diário de Notícias avança na edição de hoje que o Governo está a preparar o pagamento de um prémio às farmácias que vendem mais medicamentos genéricos.
«Pretendemos alcançar uma quota de 45% de medicamentos genéricos até ao final de 2013, e posteriormente ampliá-la. As nossas necessidades de racionalização e de poupança e os compromissos internacionais a que estamos obrigados colocam-nos ainda desafios relevantes. É neste contexto que estamo, por exemplo, a avaliar a oportunidade de implementar medidas adicionais do incentivo ao mercado de genéricos », afirmou o ministro da Saúde.

Medicamentos genéricos? afinal o que isso? genérico em português quer dizer indeterminado, vago, indefenido, que não se conhece o que é.
Como se pode tomar um medicamento que é indefenido? que não se conhece, que é designado pelo princípio activo e não pela marca específica, que garantia nos dá?
Segundo zunzuns, o princípio activo é a substancia química que trata o mal, mas os genéricos segundo os tais zunzuns, apenas contêm 1/3 do tal princípio activo, por essa razão custa tão pouco, diz o velho ditado, galinha gorda a soldado? é de espantar.
Quanto aos tão famosos genéricos, há muitos médicos que não aconselham, e porquê? eles lá sabem, mas não é preciso ser os médicos a não aconselharem, os doentes que tomaram ou tomam um medicamento de marca e que depois passam a tomar o tal genérico sentem muito bem a diferença: por mim vejo eu, tomei um medicamento durante um ano, e quando o tomava sentia o efeito na cura do mal, algum tempo depois passei a tomar o tal genérico em vez do de marca, mas meus amigos tomar o genérico ou tomar um tremoço a era a mesma coisa, passados oito dias meti o genérico no lixo e voltei a comprar o de marca, e foi com ele que me corei, mas outra coisa engraçada, o medicamento de marca custava perto dos 50 euros, o famoso genérico que o snr. ministro pretende dar prémios custava a misere quantia que não rondava o quatro euros, pode ser? não queiram enganar o pagode, tomem vocês os genéricos, não acredito que quando lhes doi a caixa dos pirolitos vocês tomem genéricos.
Vou dar um exemplo, um automóvel Mercedes custa por exemplo 50 mil euros, e aparece no mercado um Mercedes genérico a custar 15 mil, será possível? não é não senhor, é possível sim se for feito de matérias mias ruins e não ser um Mercedes, ser outra coisa que tem o nome de Mercedes.
Não nos queiram vender banha da cobra, vocês governos, apenas vêm o problema económico e não a saúde das pessoas, o que pretendem é que nunca falte para vocês, o resto? o povo que lixe.
Genéricos para mim não! os genéricos não me dão confiança, e são uma forma de confundir com o medicamento real. Mentira, aldrabice e confusão.
SIM À VERDADE, NÃO À DETURPAÇÃO! NÃO NOS QUEIRAM MEDICAMENTAR COM BANHA DA COBRA.
designado pelo princípio ativo e não por uma marca comercial específica

genérico In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-09-18].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/gen%C3%A9rico>.
designado pelo princípio ativo e não por uma marca comercial específica

genérico In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-09-18].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/gen%C3%A9rico>.

Comentários

  1. É uma verdade, os genéricos não têm a quantidade do princípio pró activo, é uma forma de custear menos ao estado, não é possível tonar um medicamento ou outro produto qualquer 10 vezes mais barato e manter a mesma qualidade. Os genéricos são uma mentira, também tomei genéricos e tive por optar pelos de marca.

    ResponderEliminar
  2. Os medicamentos genéricos são iguais aos de marca, sem pôr nem tirar!! Sempre tomei genéricos e sempre que me for preciso continuarei a tomá-los!!

    ((*_*))

    ResponderEliminar
  3. Meu caro leitor/a Céu Vieira, deixe-me discordar da sua opinião, quanto a mim e por aquilo que me dizem não é a mesma coisa, os genéricos ou os de marca, eu não acredito que se fabrico um produto com a mesma qualidade por 1/3 do custo do original, é completamente impossível, já perguntou assim ao ouvido de um médico, Sr. Dr. isto é o mesmo? Se ele for honesto vai-lhe dizer que não, como digo na postada, já passei por isso, tomava um genérico e o efeito era zero, cumprimentos e mande sempre, boa noite.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.