As partilhas de Sócrates


João de Sousa conviveu de perto com José Sócrates enquanto este esteve detido em Évora. No pátio da cadeia, o ex-primeiro-ministro partilhou vários momentos com o antigo inspector da PJ que são agora revelados no livro “A Sangue Frio”, do jornalista Fernando Esteves, do qual se pré-publica parte de um capítulo.

Ao que um homem chega, é, é isto mesmo, e o que mais contribui para isto e outros istos é a ganância do querer ter mais e muito mais, quero dizer, muito dinheiro.
Foi um primeiro ministro de um país, (Portugal), hoje e amanhã o que será? Um farrapo? Ou não? No fim digo e continuarei a dizer e sempre o direi, quando chegará o dia em que o ser humano é mesmo humano? Será que esse dia vai chegar? Não acredito, porque no actual rei do mundo ainda lhe falta muita humanidade, muita crença, muita paixão e muitos mais afins, porque o prazer do homem é contrariamente ao dos outros animais fazer e prejudicar o seu próximo, se não o fizer não está bem consigo próprio, isto não é humanidade, mas sim o querer e pretender sobrepor-se ao seu semelhante, coisa que outros seres dificilmente fazem. O homem, o homem? Ai o homem, que nunca chegará a ser homem. Tenho dito!

Comentários