Ficar sem internet? Sem telemóvel?


 O mensageiro é Jeff Hancock, professor na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e investigador na área dos processos psicológicos e sociais envolvidos na comunicação online. Diz ele que ficar sem internet durante um tempo indeterminado pode provocar ansiedade e sensação de isolamento. “Quase tudo na internet está pensado com um objetivo: permitir que comuniquemos uns com os outros.
Como nos habituámos à possibilidade de contactar alguém em qualquer lugar e a qualquer hora, é perturbador não o poder fazer. “Eu sei qual é a sensação porque quando me apercebo de que me esqueci do meu smartphone sinto-me ligeiramente nu”, admite Scott Borg, diretor da United States Cyber Consequences Unit (US-CCU), uma organização não-governamental especializada em ciber segurança. De repente, tenho de pensar: 'Será que sei para onde estou a ir? E se o meu carro se estraga, conseguirei convencer alguém a deixar-me usar o seu telefone para pedir ajuda?
Depois de tantos anos a lidar-mos com as actuais tecnologias de informação e de comunicação seria muito difícil voltarmos ao passado, por exemplo, apenas o telefone de casa e nada mais, para não falar-mos do pc. Ainda há quem diga que não precisa destes meios de comunicação, é um facto que existe muita gente que e sabemos nós porquê, dizem que isto não lhe serve para nada, e que passam muito bem sem estes produtos, se têm ou não razão, são capazes de ter, mas a ignorância leva a estas opiniões e a outras mais.
 Ao menos o telemóvel.........., sair para rua sem ele é sentir-me no deserto, falta de um pc em casa é como sentar-me à mesa com o prato vazio, ou comer uma sardinhada sem o tintólas, mas na vida tudo muda, e muito me custa ainda saber que existe tanta gente neste país que nem o básico na operação de um pc sabem, é Portugal no seu melhor, e em tudo o que seja assunto técnico, ai Jesus que vem aí um monstro, país de botequins, padarias, e similares, sem desrespeito por estas actividades.

Comentários