A deturpação das palavras, Namorados, Amantes


Aproxima-se o dia dos namorados, segundo reza a história, é mais uma das culturas americanas introduzidas neste país que despreza a sua cultura para se agarrar à cultura de outros povos, mas para saloios, saloios e meio.
Neste país só conheci e fui educado em saber apenas quando era o dia da mãe e o dia de Natal, embora houvesse outros dias como o dia de Reis, o dia de Entrudo e pouco mais, hoje face à importação das culturas Norte-Americanas, e por interesses comerciais apareceram uma série indeterminada de dias para se comemorar, entre eles o dia doa namorados, das bruxas,etc, coisa e hábito que eu repudio, porque não faz parte da minha cultura, como cidadão português.
Quanto às palavras de namorados de amantes, e o significado delas, essa então ainda me enjoa mais, e porquê? Então é assim, no meu tempo, namorados era um casal de jovens que se gostavam e se namoravam para fins matrimoniais, até aqui tudo certo e normal.
Mas, havia a palavra amante, essa, era mais temida, porque o significado dela tinha a ver com uma conotação pejorativa, significava o adultério, de uma fêmea ou de um macho, mas como as palavras vêm com as modas, o que aconteceu foi deixarem de ser amantes para passarem a ser namorados, por isso, se ouve nos dias que correm por aí dizer-se namorados em vez de amantes.
Um qualquer cangalheiro de um velho(a), arranja um(a) amante, e diz ter uma namorada, palavra mais fina, menos pejorativa, e que está na moda, posto isto, o dia dos namorados também pode ser o dia dos amantes, porque não? Onde está a diferença? Só no pejorativo.

Comentários