Hospitais em rutura, 12 horas nas urgências

Ao bom gosto dos portugueses, que é o mesmo que dizer, quanto mais me bates mais eu gosto de ti.
Não sei muito bem na era em que estamos, mas pelos meus cálculos estamos na segunda década do século 21, não estamos no século 17 ou no 18, pois não?
Mas até parece que sim, quando se vêm hospitais em rutura 12 horas nas urgências porque está por aí umas gripes, então como seria se outro tipo de epidemia aparecesse? Mal vai este sistema de saúde em Portugal, dizem os orgulhosos que temos um bom Serviço de Saúde, aqueles que quanto mais levam mais gostam de levar, aqueles orgulhosos que não vão os serviços públicos de saúde.
É inadmissível que nesta era isto funcione desta forma, não acredito que haja por aí no mundo civilizado algo semelhante, dizem-me que sim, que ainda é pior, pois eu não acredito e não acredito mesmo.
Tenho ouvido os tais orgulhosos, dizerem-me assim, lá fora isto também acontece, um merda, então é assim? E é por lá que muitos dos orgulhosos tugas vão viver à grande e ganhar as libras, os dolares e outros metais preciosos e deixam o tão famoso jardim, abandonando-o?
A saúde em Portugal é mesma merda que era há 40 anos, com umas ligeiras diferenças e umas moscas também diferentes, quantos portugueses esperam anos por uma cirurgia? Quantos portugueses esperam anos por uma consulta de especialidade, há dias um amigo meu, desses que são cidadãos de 1ª. disse-me assim, fiz uma cirurgia cardíaca num hospital privado, pago pelo meu seguro, mas sabe, tenho essa cirurgia marcada no Sistema Nacional de Saúde há mais de um ano, pergunto eu, e já lhe disseram alguma coisa? Responde o meu amigo, acha que sim? Diz o meu amigo, o médico que me operou disse-me que eu só tinha mais dois anos de vida se não fizesse a operação agora, volto eu à pergunta, então se estivesse à espera do tão famoso Ser. N. Saúde você acabaria por morrer, claro.
Face a isto, poderei eu pertencer ao grupo dos orgulhosos tugas? Penso que não, ao bom gosto dos portugueses é assim na saúde, e em tudo neste jardim de tugas orgulhosos.

Comentários