Juan Carlos de Espanha abdica do cargo


Assim acabo de o comunicar oficialmente esta manhã ao presidente do Governo.
Desejo expressar a minha gratidão ao povo espanhol, a todas as pessoas que assumiram cargos e às instituições do Estado durante o meu reinado e a quantos me ajudaram com generosidade e lealdade a cumprir as minhas funções.
E a minha gratidão à rainha, cuja colaboração e generoso apoio nunca me faltaram.
Guardo e guardarei sempre Espanha no mais fundo do meu coração.

«A abdicação do Rei Juan Carlos, está correcta a sua decisão, como em tudo na vida existe um princípio  e um fim, para sua Alteza o Rei Juan Carlos de Espanha, foi este o momento, preparando o seu filho varão, Filipe de Borbón, para assim assumir a chefia da Monarquia espanhola, conjuntamente com a sua esposa Letícia, uma ex divorciada, o que em monarquias modernas já tudo vale, e ainda bem que é assim.
Deste Monarca aqui vizinho, fica-me uma recordação, que foi a de mandar calar Hugo Chavéz, o falecido presidente Venezuelano, dizia então a Majestade, ¿Por qué no te callas.
Na minha aldeia não há monarquia, se ela existisse e como cidadão também achava que estaria na hora do meu Rei se ir embora e abdicar do cargo, mas como corremos com os nossos monarcas a tiro, olhem, à que esperar pelo voto do povo para que uma outra nobreza nos possa aparecer.»

Comentários