Se a média é 500, 493 ainda é muito pouco

Portugal mantém-se abaixo dos países que participam no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) nas áreas de leitura, matemática e ciências, destacando a OCDE a melhoria da performance dos estudantes nacionais desde 2003. 

Xangai (China), Singapura e Hong Kong (China) ocupam os três primeiros lugares nas três áreas de conhecimento avaliadas pelo PISA. 
Se e média é de 500, 493 ainda é muito pouco, os tugas obtiveram apenas 493 pontos, bons estudantes, em quantidade sim, em aproveitamento não! como sempre à tuga!
Estudar, estudar, é o lema, mas para quê? e assim se vão tantos milhões de euros todos os anos, há muitos que por lá andam só para fazerem parte das estatísticas, o resto vem por simpatia. 
Para quando uma verdadeira reforma do sistema de ensino? onde se estudo e se tire proveito daquilo que por lá se aprende?, mas ao mesmo tempo que sirva para um futuro daqueles que nesta altura têm idade para lá andar.
O sistema de ensino é mau e muito pouco útil, muitos anos e pouco aproveitamento, muitos dos alunos nem sabem como, porquê, e o que lá andam a fazer, nem sabem quanto custam aos cofres do Estado.
Para quando uma escola que se aprenda, e que sirva para o futuro? em Portugal parece que será difícil, um mal a juntar a tantos outros, mas Portugal é assim!

Comentários