E porque não um pouco de tolerância à indignação?


A PSP identificou e levantou 60 autos a cidadãos desde o início do ano por desacatos nas galerias da Assembleia da República. Remeteu-os ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, mas a Procuradoria-Geral da República não diz o que fez com eles. O caso do empresário de Leiria, Ivo Margarido, que foi interrogado na passada semana é o único conhecido.
Parecer:

Quanto a mim me resta dizer que o respeito pelos outros é muito bonito, mas quando estamos indignados por vezes esse respeito é esquecido, e é o que se tem passado na casa daquilo que dizem ser a casa da democracia, que é o mesmo que dizer que é a casa do povo, e por vezes esse mesmo povo esquece esse tal respeito, mas eu pergunto, e de quem é a culpa? quem é que tem levado o povo à indignação? quem tem ao longo dos anos governado mal o país? bem, embora o povo tenha alguma culpa, porque vota neles, mas a maior culpa é dos senhores que se sentam na casa da democracia, e por isso o povo se indignar e aí protestar.
Os senhores que por lá se sentam são soberanos, o povo não, o povo só tem que receber, ouvir e aceitar as leis e as ordens bem ou mal feitas pelos senhores soberanos, protestar mesmo que com razão não é democrático, dizem os que não gostam de ouvir, e chamam-lhe desacatos.
Mas é assim, e eu pergunto, então se sabem que é assim, porque é que lá vão? mais uma vez pergunto e digo, não vão lá! quando não gostam de nós, nós também não gostamos deles, não os ponham no poder, mas como vivemos em democracia............, e por sermos muito bem governados, e por termos dos melhores políticos, eles não aceitam reclamações, com toda a razão! por isso penalizam-nos assim: A lei portuguesa é das mais pesadas a punir desacatos contra órgãos constitucionais, nomeadamente parlamentos, entre a dezena de países do estudo que a presidente da Assembleia da República encomendou, para punir sempre fomos muito bons e dos melhores que há, valha-nos isso.
Chamam-lhe desacatos, e porque não protestos? desacatos é uma coisa, protestos são outra, ou não?
Deixemos, estamos em democracia é o que interessa, só no voto.........., o resto, ouve, come e cala, que é democrático.

Comentários