Leis singelas porque ainda não bateu à porta deles



Regras mais apertadas a partir de hoje para donos de cães perigosos Os donos e criadores de cães perigosos vão ter regras mais apertadas a partir de hoje com a nova legislação, que endurece as penas para os infratores e obriga a uma formação específica.
O novo regime jurídico da criação, reprodução e detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia, passa a punir com uma multa ou pena de prisão até um ano as pessoas que, sob efeito de álcool ou drogas, circulem na rua com animais perigosos.
O decreto-lei estabelece que, «quem circular na via pública, em lugares públicos ou em partes comuns de prédios urbanos, com animal perigosos ou potencialmente perigoso, registando uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas por litro, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 360 dias».
Na mesma pena incorre também quem circular sob a influência de drogas, refere a legislação, que aplica um regime idêntico ao que está em vigor para os condutores de automóveis.

O parecer do Marafadagem

Parece-me a mim que as alterações feitas às regras para quem possui animais perigosos são como sempre feitas à portuguesa, e são sempre feitas depois de casa roubadas.
Esta alteração singela à lei é feita com quase toda a certeza por causa da decisão que o tribunal decidiu sobre o tão famoso cão Pitbull agora alcunhado de "Mandela " o que é uma falta de respeito para com a pessoa que todos nós conhecemos.
A notícia basicamente diz que quem circular na via publica, em partes comuns de prédios, ou em lugares públicos com animais perigosos, registando uma taxa de álcool igual ou superior a 1,2 gramas por litro, é punido com pena de prisão ou multa.
Até aqui tudo bem, agora pergunto eu, e aos que possuem estes animais sem terem qualquer preparação para os possuir, sem terem qualquer respeito pelos outros, os que são irresponsáveis, aqueles que têm estes animais mas apenas por vaidade e sem qualquer cuidado, colocando-os na via pública sem a presença do próprio dono como de vez enquanto nos deparamos com esses animais a vaguearem pela rua? esses não estando com a tal taxa de álcool se calhar não lhes vai acontecer nada.
Uma coisa é certa, todos estes animais considerados de perigosos deveriam ser proibidos e não utilizados como animais de estimação, que sejam utilizados para outros fins, mas sempre ao serviço do homem e nunca contra ele.
Mas, pelos vistos será preciso que morram mais pessoas assassinadas por eles para que de uma vez por todas se proíba tais espécies?. Estes animais são altamente perigosos, por isso a sua total proibição! e não leis singelas.
Ainda não aconteceu um destes animais ter ferido alguém da família dos que legislam a lei, se isso alguma vez acontecer ai aí sim, vão com toda a força mudar a lei e fazer de vez a tal proibição, mas como as vitimas têm sido apenas os Zés ninguém, a eles não lhes dói. À portuguesa é sempre assim.

Comentários