Aluga-se para férias


Está a começar a pouca vergonha dos alugueres de casas não turísticas para fins tais, neste Algarve todos os anos é esta pouca vergonha, qualquer apartamento serve para fins turísticos, na esmagadora maioria são as chamadas casas de segunda habitação, seus proprietários por norma e em grande quantidade são de fora, colocam nos seus apartamentos os seus clientes como se de aparthoteis se tratassem, isto tudo sem qualquer liquidação de impostos, mas até aqui isto não diz respeito a um cidadão qualquer, mas sim ao fisco que nunca passou meia a esta fuga.
Agora vamos ao que é criticável, criticável é, um simples morador como eu que comprou a sua casa para habitação permanente, num prédio que se destina a habitação e não a habitação turística, ter que apanhar com esta pandemia de pessoas que semanalmente ou quinzenalmente nos entram pelo prédio a dentro como se de um hotel se tratasse, isto porque certos donos de certas fracções assim o entendem.
Mas eles os proprietários, não aturam o barulho, o incómodo que nos causam, entregam as suas casas seja a quem for, bons ou maus, não querem saber, o que lhes interessa é o dinheiro, dizem eles.
Quem  aluga os apartamentos, tem muitas vezes comportamentos de desrespeito pelos moradores e donos permanentes, dizendo, eu aluguei o apartamento e estou de férias, tenho direito de não me preocupar seja com o que for, e eu dono da minha casa tenho que engolir e sujeitar-me, parecendo que sou eu que estou ali a mais e não eles.
Não foi este o Algarve que eu aprendi a viver, mas é este o Algarve onde eu sou obrigado a viver, a viver porque não há a nível das autoridades autoridade que ponha termo a esta anarquia, para se arrendar uma casa é necessário um contracto de arrendamento, coisa que esses tais não fazem, porque é só uma semana ou quinze dias, declarar tais rendimentos ao fisco ainda muito menos, mas o fisco sabe..........., e actua? não!
Por estas razões, muitos aparthoteis, hoteis, pensões e outras estruturas legais estão muitas das vezes vazias, mas esses também parecem gostar da situação, não sei porquê, não denunciam nem reclamam, aparece um de vez enquanto a dizer que isto está mal por causa das casas clandestinas, mas não passa daqui.
Termino dizendo que, este flagelo deve acabar, para que os habitantes legais possam viver em paz, com sossego e em segurança. Não à clandestinidade de aluguer de casas (arrendamento), não à deturpação do fim a que uma habitação se destina, uma coisa é habitação turística, outra coisa é um prédio para habitação permanente.

Comentários