A relembrar os anos 60 e 70 de século passado


Quem conheceu os anos 60 e 70 do século passado, está agora a relembrar, isto no que diz respeito à emigração, com uma diferença apenas, é que no passado a emigração era proibida, e agora é patrocinada pelo próprio estado que antes a reprimia.
Nos anos 60, ouvia-se os vizinhos cochicharem, sabes quem fugiu para França? não...., foi fulano, sabes que fugiu para a Alemanha? não....., agora ouve-se dizer.... olha a filha ou o filho do fulano ou da fulana vai trabalhar para aqui e para ali, coitada da rapariga ou do rapaz não arranja emprego, pois é, isto cada vez está pior........., pois está! eu parece-me que nunca esteve bom em tempo nenhum.
A seguir ao 25 de Abril, este mesmo estado gloriava-se das remessas vindas dos emigrantes, e com elas atamancava o seu orçamento, será que está pensando em retomar o mesmo critério?, uma vez que entre 100 mil e 120 mil portugueses abandonaram o país em 2011 como terá sido em 2012? e como será em 2013?
Dizia-se também que a culpa de tudo foi de 40 anos de Salazarismo, agora temos 38 de (democracia) era para estar tudo no bom caminho, mas não está e nunca estará....., e pergunto eu porquê? mas também sei dar a resposta..........., e a a resposta é............, não somos capazes de nos governar-mos, somos incompetentes dentro da nossa própria casa, e depois confiamos demais nos nossos incompetentes governantes, e eles depois dão-nos a volta com toda a facilidade, chupam-nos até ao tutano,  e andamos nisto, para sobreviver-mos temos que nos dirigir aos vizinhos de perto e por vezes aos de longe.
Resumindo, assim vamos nós de geração em geração na esperança de um dia.
Nunca pensei ter de ver partir um filho para outro país como vi partir um pai, sempre com o mesmo fim!........, é este o Portugal do século 21, nem mais nem menos que o Portugal da minha infância do século 20, apetece-me dizer BASTA! E CASTIGUEM OS RESPONSÁVEIS! Portugal é mais do que isto, e há que mudar de uma vez para sempre, quem não for capaz de nos governar que sai-a, e sejam esses incapazes a sair para nunca mais voltarem! e não os mais valorizados!

Comentários