Os festivais de música são os eventos culturais favoritos dos portugueses logo depois do futebol.
De
acordo com os dados da vaga de julho do estudo GfKTrack.Summer
Festivals, realizado pela GfK, 28% da população entre os 15 e 54 anos já
foi a eventos musicais, com destaque para os festivais de verão (20%),
seguido de concertos de música rock/pop (19%), sendo que 22% da
população já foi, pelo menos uma vez, a eventos culturais. Só o futebol
suplanta estes resultados: 33% da população já foi a eventos
desportivos, com destaque para o futebol (30%).
É sobretudo entre
os mais jovens que os festivais de música obtêm maior adesão: 48% dos
jovens entre os 15 e os 24 anos diz já ter ido pelo menos a um festival
de música de verão. "Os eventos desportivos têm uma maior participação
masculina (47% de homens face a 20% de mulheres), o mesmo se verifica
relativamente aos eventos musicais, embora menos expressivo (31% de
homens face a 24% de mulheres), sendo a participação em eventos
culturais mais transversal a homens e mulheres", destaca o estudo.
O
Rock in Rio é o festival com o maior nível de notoriedade (94%),
seguido do Optimus Alive (71%), Super Bock Super Rock (67%), Sudoeste
TMN (56%) e Paredes de Coura (47%). O Optimus Alive foi o que registou o
maior crescimento em termos de notoriedade, subindo de 52% de
notoriedade em janeiro, para 71% na vaga de julho do estudo.
Ser
naming sponsor de festivais de música é a forma mais eficaz de obter
retorno em termos de notoriedade, alerta o estudo. A Super Bock é a
marca mais associada aos festivais de música (32%), muito à conta do
Super Bock Super Rock, que decorre há 18 edições. A Optimus é a marca
que se segue com 20%, muito impulsionada pelo Optimus Alive, e em
terceiro a TMN (12%), com o Sudoeste TMN a liderar a ligação da
operadora da PT à música (83%), seguido do Marés Vivas (21%).
Fonte: Dinheiro Vivo
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